• 53 3223 3919 / 3223 3599 / 53 99968 0568 / 53 98428 1912

CLASSIFICAÇÃO LINEAR Por Artur Garcia Cademartori – Classificador Oficial - 15/06/2021


JerseyRS

É do conhecimento de todos, que buscar o aumento de produção de leite é um assunto complexo com vários fatores relacionados, como por exemplo: manejo, sanidade, nutrição, acasalamento, controle leiteiro, etc.

Fazer uso de um programa de classificação linear dos animais seria mais um instrumento disponível que ajudaria na busca de vacas mais produtoras de leite que permanecessem mais tempo no rebanho. Isto ocorre, pois, o programa identifica os animais que apresentam a conformação desejada para desempenhar a função de produzir leite.

A classificação linear compara a vaca avaliada com a vaca de tipo ideal da raça. Esse tipo considerado “ideal” foi determinado por um conselho diretor da associação da raça após debates entre pessoas reconhecidas como conhecedoras da raça juntamente com pesquisadores da raça no País.

Existe mais de um programa de classificação linear no mundo, mas o adotado pelo Brasil é o Canadense. É um programa de avaliação multi racial, isto é, atende todas as raças de leite. Isto é possível, porque vacas leiteiras de qualquer raça desempenham a mesma função. Como existem variações de problemas de fenótipo em cada raça, cada associação determina o grau de importância das características avaliadas, conforme achar de maior ou menor importância.

Outro fato importante seria fazer a distinção da classificação linear e do julgamento de animais em exposição. A primeira classifica os animais comparando cada um com o tipo ideal da raça. A segunda, compara os animais entre eles na pista de julgamento.

Falando agora sobre animais elegíveis para serem classificados, se vaca, precisaria estar em lactação e ter no mínimo um parto registrado na ACGJRS. Se macho (touro), teria que ter no mínimo 18 meses de idade e ter registro na associação. Vacas secas poderiam ser classificadas somente em casos excepcionais, de comum acordo com o classificador.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site www.jerseyrs.com.br, na aba “Serviços oferecidos” e leia o artigo completo.