• 53 3223 3919 / 3223 3599 / 53 99968 0568 / 53 98428 1912

SERVIÇO DE REGISTRO GENEALÓGICO - SRG


A Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS), entidade filiada à Associação Brasileira de Criadores de Gado Jersey (ABCGJ), e por sua vez, filiada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), é a entidade responsável por registrar e guardar os registros genealógicos do animais da raça Jersey no estado do Rio Grande do Sul, o fazendo através de seu departamento "Serviço de Registro Genealógico".

            O SRG emite o Certificado de Registro Genealógico provisório quando o animal nasce, gerando um código único no país (H.B.B.), com validade de 24 meses, que será inscrito no "Heard Book" do Brasil. No período de 8 à 24 meses os animais devem ser inspecionados por um técnico de registro vinculado à ACGJRS, que irá confirmar a genealogia do animal, e tatuar o código H.B.B. em sua orelha esquerda. Após a confirmação, o SRG emitirá o Certificado de Registro Genealógico definitivo, que dará direito ao animal ter suas crias reconhecidas com o respectivo grau de sangue que couber, de acordo com a pureza racial do animal, até atingir o grau Puro de Origem (P.O.), com 100% da composição racial com sangue Jersey.

            Todos os proprietários de animais da raça Jersey podem obter o Certificado de Registro Genealógico de seus animais, com seu respectivo grau de sangue, sejam eles sócios da ACGJRS, ou não. Todavia, a obtenção de registros de animais sem ascendência requer avaliação morfológica do padrão racial do animal de um técnico credenciado à ACGJRS.

            A genealogia do animal permite ao proprietário do animal a valorização do mesmo frente ao mercado de comercialização, pois garante a origem qualitativa genética individual.  A certificação genealógica também permite à ACGJRS formar bancos de dados de linhagens genealógicas para avaliações posteriores das mesmas.